terça-feira, 15 de junho de 2010

Cheira bem! Cheira a Istambul!

Turquia. 13 milhões de habitantes. Europa/Ásia. Islamismo. São as palavras que me vêm à cabeça quando penso em Istambul! Mas afinal esse pedaço de terra que, segundo as nossas amigas turcas, toda a gente quer é muito mais do que isso!
Duas raparigas sozinhas numa cidade onde mora mais gente do que em Portugal inteiro pode parecer loucura e devo confessar que tive algum medo, mas a verdade é que me senti mais segura do que em Atenas.
As pessoas são muito simpáticas e prestáveis (até de mais! Principalmente os homens...Quais Don Juans, quais Casanovas!) e apesar de não falarem inglês estão sempre disponiveis para ajudar, uma vez que tínhamos que perguntar no mínimo a três pessoas de cada vez que queríamos encontrar um sítio devido à dificuldade de comunicação e aos muito incompleto mapa que nos deram. Pessoas estas que eram no geral homens, pois são o sexo predominante numa cidade ainda fortemente marcada pelos costumes e tradições religiosas. Foi com grande surpresa que vimos muitas mulheres com lenço na cabeça e algumas com burka. Nas lojas de souvenirs, restaurantes, bazares quase só homens a venderem. Nas mesquitas há uma parte específica (e minúscula) para as mulheres e tudo isto para não desviarem a atenção dos homens enquanto estes rezam.
Por falar em mesquitas, tirar as sapatilhas tornou-se um ritual normal para nós e em algumas delas também tinhamos que cobrir a cabeça com um lenço. Às vezes sentia que estávamos a desrespeitar os turcos e a sua religião e a invadir um pouco o seu espaço de recolhimento e oração enquanto observávamos tudo e todos e tirávamos fotos, já para não falar que nos sentíamos um bocado nuas em comparação com as turcas.
A cidade cheira bem! É um prazer deambular por aquelas ruas e sentir o cheiro de perfumes, especiarias, comida. Os turcos cheiram bem! E andar de metro não é um pesadelo como em Atenas.
A comida é deliciosa! Provamos de tudo e mais alguma coisa! E claro que não podíamos deixar de provar Kebab na sua verdadeira terra. Gelado turco! O chá turco! E até uma simples waffle ganha outro sabor em Istambul.
Somos mulheres e portanto não nos pareceu de mais dispensar uma tarde inteira para visitar o Grand Bazaar! Um grande mercado cheio de pequenas lojas: um sonho para qualquer mulher! E como boas portuguesas que somos levamos o verbo "regatear" tão à letra que até fomos expulsas de uma loja, mas tenho que dizer que nas outras valeu a pena e conseguimos grandes descontos!:D
A escolha do nosso hostel foi difícil! Reservamos pela internet e tínhamos medo que a descrição não correspondesse muito bem à realidade. Mas de facto ficamos agradavelmente surpreendidas com o "Neverland" e não, não vimos o Michael Jackson (pensei uma semana nesta piada, por isso é bom que se riam!)! As pessoas eram muito simpáticas, o pequeno almoço era óptimo, a decoração era muito gira... Bem, o empregado da limpeza é que era um bocado assustador, mas quanto ao resto um hostel digno de 4****.
Definitivamente, um dos sítios mais bonitos onde já estive! *_*

Ângela Coelho

2 comentários:

  1. ahahah! o meu irmão ia levar na boca em Istambul porque se pôs a regatear no Grand Bazaar! xD Se calhar foi na mesma lojinha!

    Para mim, Turquia também foi uma fantástica surpresa ^^

    ResponderEliminar
  2. Já vi que se andam a divertir imenso e a aproveitar ao máximo os dias que faltam :)

    Eu tb adorei conhecer Istambul apesar de ficar com alguns "traumas" xD

    Nós vimos um assalto em pleno Bazaar e foi deveras assustador o que fizeram ao rapatizinho :/ mas aquilo é lindo! Fizemos óptimas compras :)

    Eu não sei se foi só na altura em que fui mas as mesquitas cheiravam pessimamente mal xD e a comida... bem eu sou um bocado esquisita basicamente andei a kebabs que são verdadeiramente deliciosos e mcdonalds, que graças as Deus, era mesmo perto do hotel onde estava! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar